Joana Rochete candidata a atleta de formação do ano


Está a decorrer a votação online para a Gala do Desporto DIÁRIO AS BEIRAS’2018.
Definida a lista de três nomes para cada uma das 12 categorias, a partir de agora
todos podem participar na eleição.
A partir de hoje, basta ir à página na internet criada especialmente para o efeito

http://www.asbeiras.pt/premios-desporto-2018

A votação realiza-se até ao próximo dia 15 de maio e os vencedores,
serão depois conhecidos, em gala para o efeito, agenda para o próximo dia 21.




Até lá, pode votar nas seguintes categorias: Equipa, Clube, Treinador Sénior, Treinador de Formação, Atleta Sénior (masculino e feminino), Atleta Formação (masculino e feminino), Carreira, Organização, Dirigente e Revelação.

A votação do público será agregada à votação de um júri - de que será indicada brevemente a sua constituição.




Joana Rochete foi selecionada em dezembro de 2017 para um estágio de observação com vista a futura constituição da Seleção Nacional de Sub-18 Femininos que irá participar no Campeonato da Europa – Divisão B, a disputar em Oberwart, Gussing e Furstenfeld (Áustria) de 3 a 12 de Agosto de 2018. O estágio decorreu no Complexo Desportivo de São Pedro do Sul de 26 a 30 de Dezembro, sendo coordenado por Agostinho Pinto, tendo como Treinadores-Convidados: Catarina Coelho, Celso Casinha, João Santos e Sara Brochado.

Joana Rochete tem 8 anos de prática de basquetebol no Olivais onde começou a treinar no escalão de Mini 8 em 2007/2008, tendo passado 3 anos no Academia; tem portanto 11 anos de prática do basquetebol.

A atleta é ainda sub-19 mas já joga minutos significativos na equipa sénior feminina do Olivais que milita na Liga Feminina de Basquetebol, o mais alto escalão feminino português. 

Foi a portuguesa que mais minutos jogou na equipa sénior e mais pontos marcou, apesar de, sendo ainda jogadora sub-19, ter competido pelo primeiro ano na Liga Feminina. Jogou um total de 22 jogos na fase regular da Liga Feminina, tendo jogado uma média de 27 minutos por jogo. Marcou um total de 105 pontos, com uma média de 4,8 por jogo. Obteve percentagens de 38% em lançamentos de 2 pontos, 20% em lançamentos de 3 pontos e 57% em lances livres. Fez um total de 71 ressaltos (3,2 por jogo), 26 assistências (1,2 por jogo), 16 roubos de bola (0,7 por jogo), 8 desarmes de lançamento (0,4 por jogo) e sofreu 29 faltas (1,3 por jogo), obtendo uma valorização MVP de 3,8 pontos por jogo.

Joana Rochete foi a atleta portuguesa do Olivais mais votada para o All Star da Liga Feminina 2018, tendo jogado pela Seleção do Norte. Neste jogo Joana Rochete jogou 10 minutos, tendo marcado 5 pontos, 1/1 em lançamentos de 2 pontos, 1/1 em triplos, ganhou 1 ressalto, fez 1 assistência e 1 roubo de bola.