Protocolo entre o Instituto Educativo de Lordemão (IEL), a Fundação Beatriz Santos (FBS) e o Olivais Futebol Clube (OFC).

COMUNICADO

Ao Ministério da Educação

Ao Ministério do Desporto e da Juventude

Ao Município de Coimbra

Ao Instituto Português da Juventude

À Federação Portuguesa de Basquetebol

À Associação de Basquetebol de Coimbra

Aos Clubes do Distrito de Coimbra Praticantes de Basquetebol

À Imprensa

A todos os interessados

27-09-2014.

Assuntos: A ESCOLA e o DESPORTO. O ALUNO-ATLETA. O MODELO ESCOLA-CLUBE.

Protocolo entre o Instituto Educativo de Lordemão (IEL), a Fundação Beatriz Santos (FBS) e o Olivais Futebol Clube (OFC).

Exmos. Srs.:

Os melhores cumprimentos.

O Instituto Educativo de Lordemão (IEL) tem desenvolvido um percurso inovador na área educativa, no qual se promove o mérito e o respeito pelos principais valores sociais e familiares.

O desporto é, na óptica do IEL, uma das áreas que merece uma especial atenção, por elevar os valores gregários e, simultaneamente, promover o desenvolvimento físico equilibrado, sustentáculo de uma sã actividade intelectual.

O desenvolvimento do desporto, porém, não pode ficar limitado à intervenção escolar directa, na qual a agremiação está condicionada pela programação de carácter universalista, a qual carece de complementação extra-escolar.

Consequentemente, o IEL iniciou, há 5 anos, um percurso cooperativo com a Fundação Beatriz Santos (FBS) na área desportiva, com resultados assinaláveis no desporto propriamente dito, mas, mais importante, beneficiando o percurso escolar e o desportivo dos alunos e atletas.

Este percurso, baseado numa ampla interligação entre a ESCOLA (IEL), o CLUBE (Clube FBS), a FAMÍLIA e o ALUNO-ATLETA, interligação que constitui o MODELO ESCOLA-CLUBE, desenvolveu-se, inicialmente, na área dos desportos individuais, devendo progredir para a área dos desportos colectivos, sem abandonar a dos individuais.

De entre estes, o IEL e a FBS, coligados, optaram por escolher o rumo dos “desportos de mão”, favorecedores da coordenação motora, a qual potencia o desenvolvimento intelectual.

Ora, Coimbra tem uma história riquíssima na área do basquetebol, com títulos nacionais relevantíssimos, mas, acima de tudo, com um amplo conjunto de clubes e com uma massa de atletas assinalável, de que pode orgulhar-se, nacional e internacionalmente, o que motivou a escolha deste desporto para o novo trilho para o MODELO ESCOLA-CLUBE.

O MODELO ESCOLA-CLUBE, pelos reflexos que tem no bem-estar dos alunos e no seu desenvolvimento, carece de uma ampla abertura, devendo ser alargado à maioria das populações de Coimbra, sendo certo que, quer o IEL, quer a FBS, se centram no território da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, muito embora sem exclusão de outras freguesias.

Nessa abertura à cidade, ao MODELO ESCOLA-CLUBE aderiu o OFC, reconhecendo a sua valia e celebrando, com o IEL e com a FBS, um protocolo destinado a desenvolver o basquetebol, desde a formação em tenra idade até aos escalões seniores, quer competitivos, quer de cariz social, numa interligação com o desenvolvimento escolar dos atletas.

Nesta fase inicial, o IEL e a FBS apresentarão equipas de formação nos escalões mini (alunos dos 5 aos 11 anos), através do referido MODELO ESCOLA-CLUBE, articulando as actividades escolares e as desportivas, conjugando os horários, os calendários, o apoio multidisciplinar, os transportes, a saúde física e psíquica, entre outros elementos menos notórios.

Para tanto o IEL, a FBS e o OFC colaborarão, criando condições para a concentração dos atletas no menor número de turmas possível dos atletas, condição essencial para a prevista adaptação do seu horário escolar e do seu calendário de provas e de trabalhos, de modo a que possam praticar basquetebol, sem prejuízo educativo.

Ainda, nesta mesma fase, a FBS e o OFC colaborarão criando uma equipa competitiva de basquetebol, no género feminino e no escalão sénior, imbuída de princípios sociais não estritamente competitivos, que permita o prolongamento da actividade desportiva, evitando o termo precoce de carreiras, e que sirva de base de recrutamento para a equipa sénior do OFC.

Numa fase posterior, ambas as vertentes desenvolver-se-ão nos demais escalões e géneros, numa estreita colaboração entre o IEL, a FBS e o OFC.

Esta colaboração entre o IEL, a FBS e o OFC foi por todos assumida como crucial, tendo-se estes vinculado a actos executórios concretos que aprofundam os princípios que orientam o protocolo celebrado, como sejam (sem esgotar o seu conteúdo):

1. A obrigação do IEL em garantir aos atletas do OFC que naquele estudem apoio escolar compensatório, sempre que tenham uma carga elevada de treinos e sempre que faltem a aulas, por motivos desportivos relevantes.

2. A obrigação do IEL e da FBS em garantir aos atletas do OFC a possibilidade de treinar com as equipas destas, em regime complementar aos treinos do OFC, atento que as equipas do IEL e da FBS treinarão em medidas de recinto de jogo evolutivas, conforme os escalões.

3. A obrigação de convite mútuo para todos os torneios organizados por qualquer uma das partes e de não participação em torneios organizados por outrem sem convite a todas as partes.

4. A obrigação de organização de actividades conjuntas, em períodos de férias.

5. A cedência mútua de estruturas desportivas e de apoio às organizações das partes.

6. A promoção de estágios profissionais, estágios curriculares ou outros, remunerados, destinados aos atletas de alta competição, com o objectivo da atracção de atletas seniores para o OFC.

Temos, pois, a certeza que o protocolo firmado entre o OFC, o IEL e a FBS trará amplos benefícios para todas as partes e, acima de tudo, no desenvolvimento saudável dos conimbricenses nas áreas escolares e desportivas.

Colocamo-nos à disposição de V. Exas. para qualquer esclarecimento que entendam conveniente solicitar e agradecemos a divulgação do presente comunicado.