80 anos

Olivais FC festeja hoje 80 anos

O Olivais Futebol Clube festeja hoje, 6 de fevereiro, 80 anos ao serviço do desporto e da cidade. São oito décadas dedicadas ao desporto e aos jovens, numa dinâmica que atualmente movimenta mais de 200 atletas.

Longe vão os tempos em que a coletividade surgiu como um “típico clube de bairro de raiz popular”, situado na periferia de Coimbra. Corria o ano de 1935 quando este clube se apresentou à cidade, dedicando-se no início fundamentalmente à prática do futebol (como o nome indica) e assumindo também um importante papel social, enquanto espaço de encontro e de convívio.
O carinho com que a coletividade foi recebida na época mantém-se atéà atualidade, continuando a existir uma relação de afeto entre os muitos atletas e o seu clube, independentemente dos anos já decorridos. Em muitos casos, essa ligação continua através das novas gerações, sendo muitos os ex-atletas que regressam depois para apoiar os filhos e mesmo os netos.
É precisamente toda esta vivência que as sucessivas direções do Olivais FC têm procurado manter, dignificando o nome do clube e assegurando a sua continuidade. Nos últimos anos, vários “passos” têm sido dados no sentido de eternizar esta história. Exemplos disso são os livros que têm sido publicados, sobre a sua história e sobre os seus diretores, obras que, acima de tudo, dão a conhecer aos mais novos este longo percurso, marcado por tantos êxitos desportivos, como o testemunha a sala recheada de troféus que o clube ostenta.
Apesar das dificuldades que foram surgindo neste percurso, onde sobressaem as de ordem financeiras, o Olivais FC tem sabido ultrapassá-las, continuando assim a prestar um importante serviço ao desporto, aos atletas que vestem a sua camisola e à cidade de Coimbra.
Este dia festivo é assinalado hoje, de forma simbólica, com um encontro com a comunicação social e um jantar comemorativo, no Centro Cultural Dom Dinis, que conta com a participação dos corpos gerentes do clube e alguns convidados.
O ponto alto das festividades ficará para mais tarde, para o final da época desportiva, altura em que será realizada uma “grande gala” dos 80 anos do Olivais, que irá, uma vez mais, todos aqueles que se distinguirem durante este ano desportivo.