Joana Bernardeco antevê jogo com o Académico

22/01/2015
«É UM ADVERSÁRIO DIRETO»
Joana Bernardeco antevê jogo com o Académico
A jovem Joana Bernardeco regressou à competição para representar o Olivais. A mudança não compromete a vida académica do atleta, bem como tem correspondido em termos desportivos. “Não estava a jogar, fui contactada pelos dirigentes do Olivais e pelo treinador que me propuseram vir trabalhar com eles, salvaguardando condições para que pudesse continuar a minha atividade académica. Em relação às expectativas, obviamente que gostaria de ter mais algumas vitórias (e esperava tê-las), mas se não as temos também é por minha culpa, por isso, estou na mesma satisfeita por ter vindo e por estar integrada neste grupo de trabalho.”

A equipa não tem sido muito feliz a jogar fora de casa, bem como, ao contrário do que tinha sucedido no último jogo em 2014, regressou mal à competição. “Jogar fora é normalmente mais difícil do que jogar em casa e na primeira volta foram poucos os jogos em casa. A explicação para o insucesso: apesar de termos quase sempre os jogos equilibrados, tem havido um período do jogo em que nos desconcentramos; a outra equipa normalmente aproveita e distancia-se no marcador e depois, mesmo com alguma reação da nossa parte, já não ‘temos tempo’ para virar o marcador.”

No último encontro a equipa já contou com uma jogadora norte-americana. Apesar de uma exibição discreta, Joana não tem dúvidas que poderá fazer mais coisas, e ajudar a equipa em algumas áreas do jogo. “Apenas tinha feito 3 treinos antes de jogar e obviamente não estava integrada nas rotinas. Vai certamente marcar pontos, ganhar ressaltos e ajudar na ‘maturidade’/decisões que a equipa tem de tomar.”

O facto de ter um grupo de três equipas com apenas uma vitória a menos na tabela classificativa não coloca pressão acrescida sobre o grupo de trabalho. No entanto, no próximo jogo com o Académico é obrigatório vencer, e para isso é indispensável contornar alguns problemas colocados pela equipa nortenha. “É um adversário direto neste momento. No último jogo estiverem muito bem no capítulo do ressalto, sobretudo no defensivo, impedindo que tivéssemos muitas segundas posses de bola; também estiverem bem a nível defensivo já que marcámos 41 pontos...”

No jogo da 1ª volta o Olivais foi derrotado por cinco pontos de diferença, mas os erros cometidos nesse encontro já foram identificados.  Estivemos mal no lançamento e depois, mal no ressalto ofensivo.” Capítulos do jogo que têm de ser melhorados sob pena da formação de Coimbra voltar a não ser bem sucedida no próximo fim de semana.
in FPB