Sub-14 Femininos: Mini Estágio em Esgueira


Na passada sexta-feira (12/09), pouco depois das 19h, a equipa de Sub-14 Femininos do Olivais seguiu viagem com destino a Esgueira para um fim de semana cheio de basquetebol.
Chegados a Esgueira, fomos desde logo muito bem recebidos por uma equipa de pais e pela equipa anfitriã que nos esperavam para o jantar. A animação era muita e a expectativa era grande, bastando poucos minutos para que as atletas se sentissem "em casa" com as novas amigas.

Depois de instaladas na escola, a atividade da noite consistiu em pequenos jogos de 3x3. As equipas eram constituídas por elementos do Olivais e do Esgueira e os jogos decorreram com grande empenhamento de todas. Após a atividade, seguiu-se a ceia, onde a animação ainda estava em alta. Foi tempo de vestir o pijama, lavar os dentes e dormir. Adormecer foi uma tarefa difícil, já que o desejo de aproveitar ao máximo para fazer novas amizades era enorme.


Na manhã seguinte, o acordar foi pelas 8h, seguindo-se o pequeno almoço. De seguida foi tempo de realizar o primeiro treino. A nossa equipa ficou pelo pavilhão da escola onde estávamos alojadas, enquanto a equipa do Esgueira treinou na escola ao lado. Terminado o treino e o banho habitual, seguimos para o almoço.

A seguir ao almoço, as equipas tiveram a oportunidade de estar "à conversa" com um fisioterapeuta sobre prevenção de lesões, um momento importante para atletas, treinadores e pais, onde foram abordados assuntos chave para a saúde e crescimento das atletas. Após a palestra, seguiu-se mais um treino. Desta vez a nossa equipa teve a oportunidade de treinar no pavilhão do Esgueira, enquanto a equipa anfitriã se deslocou para treinar na escola onde estávamos alojadas. Apesar de todo o cansaço já acumulado, as nossas atletas conseguiram fazer um treino de grande qualidade, superando-se e ultrapassando inúmeras barreiras. Após o importante banho foi tempo de recarregar baterias e jantar, já que se aproximava o grande jogo entre as duas equipas.
Depois do jantar, houve algum tempo livre, onde as atletas tiveram oportunidade de conviver e usar a sua criatividade para aproveitar o tempo ao máximo. Foi muito positivo observar as ideias que surgiram e a forma como se divertiram com pequenos jogos, fotografias, entre outros.

O relógio marcava 21h quando se dava início ao tão aguardado jogo. Mais importante do que o resultado era ver como as atletas reagiam em contexto de jogo ao que temos vindo a trabalhar nos treinos desde o início da época. A resposta dada pelas atletas foi muito positiva, o jogo foi intenso, bem disputado e acima de tudo um momento de alegria e de diversão "no trabalho". Seguiu-se o banho e regresso ao "alojamento", seguidos do reforço alimentar e da tão merecida noite de descanso.

Na manhã de hoje, o acordar foi no mesmo horário. O cansaço era grande e teimava em assumir o controlo, no entanto as atletas continuaram a sua jornada de superação e o aproximar do final do estágio exigia que todos os segundos fossem aproveitados e vividos intensamente. Após o pequeno-almoço, a equipa do Esgueira seguiu para o jogo frente à equipa do Colégio Calvão, enquanto as nossas atletas se dedicaram a arrumar as malas. Tudo pronto, foi tempo de seguirmos para o pavilhão e assistirmos ao jogo da equipa do Esgueira, enquanto esperávamos pela hora do nosso jogo frente à equipa do Atómicos. Foi mais um grande jogo, onde as atletas voltaram a demonstrar que o trabalho está a dar frutos e que estamos no bom caminho. Durante a manhã foi ainda realizada a final da atividade do primeiro dia de 3x3.

O último almoço decorreu em clima de grande animação e foi seguido da cerimónia de encerramento, onde foram entregues prémios à equipa vencedora do 3x3 (da qual fazia parte a nossa atleta Leonor Martins) e à atleta que revelou maior espírito de camaradagem, a nossa Beatriz Alves.

Foi um fim de semana e tanto. As nossas atletas portaram-se muito bem, levando na mala grandes amizades e momentos para sempre recordar.


Agradecer o convite do Esgueira, pela oportunidade de partilha de experiências, opiniões, momentos de convívio e diversão e pela entrega, hospitalidade e forma como nos receberam e trataram ao longo de todo o fim de semana. Regressámos a Coimbra com a certeza de que foi uma aposta mais do que ganha e com o desejo de voltar a repetir a experiência. Um agradecimento especial à treinadora Paula Seabra e a todos os seus colaboradores que tornaram possível esta experiência fantástica e a todos os pais que nos ajudaram no transporte. Muito obrigado a todos.

Treinadora: Adriana Baptista