Olivais derrotado em Braga em jogo muito fraco


No passado dia 6 de Abril de 2014, jogou-se a 4ª Jornada da 1ª Divisão masculina, 2ª Fase Zona Norte B.
O Olivais Coimbra, depois de no dia anterior ter sido derrotado em casa, diante do Vasco da Gama, deslocava-se então a Braga, para defrontar o Sporting Clube local, que também no passado dia 5 deste mês, tinha jogado e perdido diante do G.D.A.S, no dérbi de Braga.

Ambas as equipas vinham de derrotas: o emblema de Coimbra tinha acabado de sofrer a sua primeira derrota nesta 2ª Fase, enquanto a turma de Braga tinha atingido a sua terceira derrota, e tentava agora, a sua primeira vitória nesta fase.

Ora vamos ao jogo…e que mau jogo. Se é um facto que ambas tinham jogado no dia anterior, também é um facto que isso não pode nem deve servir de desculpa para o fraco jogo de basquetebol que se assistiu no Pavilhão da Universidade do Minho. Com uma entrada fraca, sem ritmo nem velocidade de jogo, a fraca eficácia ofensiva foi evidente, daí o resultado no final do 1º período registar (10-11) a favor do visitante.

Enganou-se quem pensou que o jogo iria melhorar. Com muito fraca capacidade ofensiva, más decisões, turnovers e lançamentos livres falhados (demasiados), a equipa de Coimbra chega ao intervalo em desvantagem. Mesmo o cansaço pesando às duas equipas, e também o Braga cometendo muitos erros colectivos e individuais, foi a equipa minhota quem conseguiu estar menos mal no segundo período, chegando então ao intervalo na frente (24-17).

Num jogo de basquetebol claramente atípico, conseguimos assistir a uma segunda parte melhor, no entanto fraca, dado a qualidade das duas equipas, principalmente da visitante.
Com uma defesa mais agressiva e condicionando os ataques e lançamentos da equipa bracarense, o Olivais Coimbra consegue o seu melhor período no jogo, aproximando-se no resultado (ficando a 2 pontos de diferença) e estando mesmo 7 minutos sem permitir qualquer ponto da equipa visitada.

É então numa altura decisiva e após aproximadamente 30 lançamentos triplos falhados pela equipa da casa, que um jogador bracarense converte o tão ambicionado triplo, passando a vantagem de 2 para 5 pontos de diferença com 40 segundos para se jogar. Na tentativa de chegar a vitória a equipa do Olivais recorreu a falta, e tentativa de lançamentos da linha de 3 pontos, no entanto sem sucesso, terminando o encontro em 47-43, a favor da equipa do SC Braga.

Nota para a primeira vitória do SC Braga nesta 2ª Fase, e para a baixíssima pontuação registada no jogo. Fraquíssimo jogo de basquetebol, muitos erros, algum cansaço em ambas as equipas, e fraca eficácia exterior e da linha de lance livre, foram alguns dos motivos para o que se viu. Não pode servir como desculpa, ambas as equipas tinham obrigação de fazer melhor, principalmente o Olivais Coimbra, que esteve muitos furos abaixo do que é capaz de fazer e do que já demonstrou esta temporada. Uma derrota que não vinha nos planos da equipa de Coimbra, mas os jogos ganham-se dentro de campo, e com certeza ficará de lição para encontros futuros.

Luís Silva

I Campeonato Nacional 1.ª Divisão Masculina
II Fase - Fase Zonal Norte B
6/04/2014 17:00, Pav. Univ. Minho, Gualtar
Árbitros: José Carlos Simões (Braga) e Pedro Azevedo (Porto)

S.C. Braga (47)

Olivais Coimbra Urgicentro/Sanfil  (43)