Olivais Coimbra defrontou Vasco da Gama na 3ª jornada da 1ª Divisão Masculina


No passado dia 5 de Abril de 2014, Olivais Coimbra e Vasco da Gama defrontaram-se no Pavilhão Engenheiro Augusto Correia, em jogo a contar para a 3ª Jornada da 1ª Divisão Masculina, 2ª Fase Zona Norte B.

Como previsto, a entrada na partida foi equilibrada entre, até então, os dois líderes, que se encontravam em igualdade pontual na tabela classificativa. Era um dos muitos aliciantes do jogo, e no final do qual se saberia quem ficaria isolado na frente.

Apesar de um início de 8-8 entre os dois emblemas, o Vasco da Gama com grande eficácia de tiro exterior e conhecida capacidade no jogo 1x1, arranca então para aquela que seria a maior vantagem obtida no jogo, 18 pontos de diferença (8-26).

Com este resultado, a equipa da casa iria ter de correr atrás do prejuízo durante praticamente todo o resto do encontro, e mesmo melhorando muitos aspetos no segundo período, conseguindo até um parcial de (10-0) e sendo capaz de parar os contra ataques e 1x1 da equipa do Norte, os mesmos foram insuficientes para anular toda a desvantagem até então. Chegava o intervalo e a equipa da casa perdia por 9 pontos de diferença.

Com o início do terceiro período, e ao contrário dos mais recentes jogos, a equipa de Coimbra consegue entrar forte, determinada e em certos momentos, jogando um bom basquetebol. Com tudo isto, chega a estar a apenas 4 pontos de diferença no marcador, no entanto, e como se pode verificar por quem se deslocou para assistir ao jogo, rapidamente a vantagem era novamente aumentada pela equipa do Vasco, que no ataque respondia com lançamentos de 3 pontos e se voltava a colocar mais longe no marcador. Algo que aliás aconteceu sempre que a equipa visitada se aproxima no marcador.

Apesar de toda a entrega e luta durante a partida por parte da equipa do Olivais, os jogos grandes são decididos nos pequenos detalhes, e nisso o Vasco da Gama esteve mais forte, cometendo menos erros e sendo mais consistente no seu jogo e nas suas decisões, acabando por então vencer o encontro.

Destaque para a estreia absoluta de Rui Saraiva, atleta da formação olivanense, na equipa principal sénior do Olivais Coimbra.

Luís Silva


I Campeonato Nacional 1.ª Divisão Masculina
II Fase - Fase Zonal Norte B
5/04/2014 16:30, Pav. Eng. Augusto Correia
Árbitros: Diogo Martins (Braga) e António Pereira (Aveiro)
1ºP: 13 - 25 , 2º P: 15 - 12 , 3º P: 11 - 16, 4º P: 14 - 14

Olivais Coimbra Urgicentro/Sanfil  (53)
Miguel Rosário (10),  António Zenatti, Garcia Destino (13), André Godinho (12), Guilherme Silva (cap), Tiago Maio, Rui Saraiva (2), João Balseiro, Carlos Ramos, Luís Silva (2), Filipe Machado (6), Bruno Cunha (8)
Treinador: Paulo Santos
Treinador Adjunto: Miguel Traqueia


Vasco da Gama (67)
Vaz, Oliveira (3), Vieira (3), N. Ferreira (12), Cruz (2), Cardoso, Coutinho (21), E. Ferreira, P. Cruz (5), Guimarães (16), Veludo, Torres (5).
Treinador:  J. Oliveira