Olivais ascende ao 2º lugar da 1ª Divisão masculina


No passado dia 18 de Abrir de 2014, o Olivais Coimbra Urgicentro Sanfil e o Grupo Desportivo Antré Soares de Braga, defrontaram-se para a 5ª e última jornada da 1ª volta deste Campeonato da 1ª Divisão masculina de basquetebol, Zona Norte B, 2ª Fase.

Com um início de jogo tremido, e muitas bolas fáceis não concretizadas pela equipa da casa, o resultado ia-se mantendo equilibrado… Se é verdade que o jogo estava empatado até então, também é verdade que tal só acontecia por culpa da equipa de Coimbra, sendo notória a diferença de qualidade.

No segundo período, já a história foi diferente. O Olivais com um jogo pouco conseguido até então, principalmente a nível ofensivo, não consegue responder a uma boa prestação da equipa bracarense tanto ofensiva como defensivamente, e segue então para intervalo em desvantagem no marcador.

A entrada no terceiro período, conhecido como período crítico para o Olivais, dado que geralmente não consegue entrar bem, foi ligeiramente diferente desta vez. A equipa visitada consegue recuperar da desvantagem sofrida até então, no entanto nunca conseguindo disparar no marcador para uma vantagem confortável, que lhe permitisse estar mais tranquila no jogo.

Com o equilíbrio a ser nota dominante no encontro, ora por culpa do Olivais, que podia e devia ter feito melhor, ora por culpa do GDAS, chegamos perto do fim com as equipas separadas pela margem mínima, 1 ponto. Num erro ofensivo o GDAS cede a posse de bola ao Olivais, que em seguida sofre falta e concretiza os 2 lançamentos livres a que tem direito, passando a ganhar por 3 pontos de diferença com  7 segundos para o fim. Com a última posse de bola a pertencer a equipa visitante, ainda existia uma réstia de esperança, que no entanto, acabou por não ter resultado.

O Olivais vence assim o encontro, um mal menor para a fraca prestação que teve na partida, e termina assim a 1ª volta da 2ª Fase do Campeonato da 1ª Divisão masculina de basquetebol com 3V-2D, no segundo posto, ainda com aspirações ao primeiro lugar, embora sabendo das enormes dificuldades, e não dependendo apenas de si próprio.


Luís Silva

 


I Campeonato Nacional 1.ª Divisão Masculina
II Fase - Fase Zonal Norte B
18/04/2014 18:30, Pav. Eng. Augusto Correia
Árbitros: José Lopes (Coimbra) e André Rei (Coimbra)
1ºP: 14 - 11 , 2º P: 12 - 17 , 3º P: 23 - 18, 4º P: 17 - 17

Olivais Coimbra Urgicentro/Sanfil  (66)
Miguel Rosário (7),  Garcia Destino (21), André Godinho (6), Guilherme Silva (cap), Luis Salazar, Rui Saraiva (3), João Balseiro (2), Carlos Ramos, J. Marques, Luís Silva (10), Filipe Machado (4), Bruno Cunha (13).
Treinador: Paulo Santos
Treinador Adjunto: Miguel Traqueia

Grupo Desportivo André Soares (63)
Pedroso (20), Marques (cap), E. Fernandes (3), Lopes (3), Saraiva (15), Martins (12), Costa, Miranda (10), M. Fernandes.
Treinador:  L. Castanheira