Olivais decide no 4º período o jogo em Vagos

Emoção a rodos na LFB
Olivais decide no 4º período o jogo em Vagos

A fase regular do campeonato da Liga Feminina está cada vez mais emocionante e imprevisível, sem que hajam certezas e favoritos na grande maioria dos encontros. Depois de te vencido no dia anterior a equipa do CDTN, o Vagos voltou a jogar em casa, mas desta vez a equipa de Aveiro foi derrotada pelo Olivais de Coimbra (68-64). As sete equipas mais bem classificadas estão separadas por apenas duas vitórias, sendo que o líder, Boa Viagem, tem um jogo a mais disputado.


A primeira parte foi atípica já que cada uma das equipas dominou um período de forma muito clara. Ao parcial de 21-8 imposto pelas olivanenses no 1º período, respondeu o Vagos com 23-10 no segundo quarto, pelo que as duas equipas foram para descanso empatas a 31 pontos.

Os segundos 20 minutos foram bem mais equilibrados, com as vaguenses a adiantarem-se, ainda que por uma vantagem muito curta, durante os primeiros 10 minutos da etapa complementar (46-44). A meio do último período a equipa de Coimbra parecia bem encaminhada para vencer o jogo com alguma tranquilidade já que dispunha de uma vantagem de nove pontos (60-51). Nada que tenha feito a equipa comandada por João Janeiro baixar os braços, que com uma boa presença n ressalto ofensivo, teve a possibilidade de empatar o jogo da linha de lance-livre por Ana Oliveira, falhou um, a 1.19 do fim do encontro (62-63).

Aliás, a maior eficácia das atletas da equipa do Olivais da linha de lance-livre, colocou sempre a equipa visitante numa situação mais privilegiada de chegar à vitória. Mas isso não impediu que o Vagos estivesse sempre na discussão do resultado, tendo inclusive a oportunidade de empatar o jogo nos instantes finais, mas o triplo de Daniela Domingues não foi bem sucedido.

A capitã do Olivais, Ana Fonseca (30 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola), MVP do jogo com 29.5 de valorização, esteve fantástica nos triplos ao converter 8 de 11 tentativas, e assumiu a responsabilidade ofensiva da equipa nos momentos de maior pressão. A norte-americana Swayze Black (11 pontos, 5 ressaltos e 3 desarmes de lançamento) foi a única companheira a terminar o jogo igualmente na casa das dezenas em pontos marcados.

Mesmo tendo dominado por completo a luta do ressalto (42/25), tendo tido um bom desempenho na tabela ofensiva (15), a falta de pontaria das vaguenses e o número de perdas de bola contribuiu de forma negativa para o sucesso da equipa de Aveiro. A dupla de estrangeiras formada por Korinne Campbell (17 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) e Janae Fulcher (8 pontos, 11 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) foi a que esteve a melhor nível no conjunto de Vagos.

in fpb.pt