Maria João Andrade dá receita para ganhar na Madeira

«Manter comportamento»

O Olivais de Coimbra entrou no playoff com o pé direito e vai à Madeira, defrontar o CAB, com uma vitória na bagagem. Mas não se pense que as conimbricenses estão a encarar a eliminatória de ânimo leve, pois sabem as dificuldades que terão pela frente. “Temos de manter a mesma determinação e vontade de ganhar para podermos ultrapassar mais este obstáculo”, avisa Maria Andrade.


A vitória no jogo 1 coloca o Olivais mais perto das meias-finais. Sentem que metade do trabalho já está feito?

É óbvio que ficámos à frente na disputa para o acesso à fase seguinte; todavia, temos consciência que o nosso adversário é muito forte e vai jogar em casa, o que lhe dá vantagem, principalmente por termos que fazer uma deslocação de avião. Por isso, temos de manter a mesma determinação e vontade de ganhar para podermos ultrapassar mais este obstáculo.

Na sua opinião, são mais fortes a jogar em casa do que fora? Caso concorde, encontra explicações para tal facto?

Jogar em casa é sempre mais empolgante para qualquer equipa, pois pode-se contar com o apoio dos sócios e criar alguma pressão sobre o adversário. O Olivais joga sempre para ganhar, em casa ou fora. Por isso dizer que somos mais fortes em casa ou fora, não é coisa que se possa afirmar de forma simplista, já que tudo fazemos, sempre, para ganhar. Ou seja, apesar de notoriamente termos melhores resultados em Coimbra, isso nada quer dizer nesta fase da competição onde todos queremos acima de tudo ganhar!

O que terão que repetir de forma a poderem vencer um jogo na Madeira?

Para ganhar o jogo na Madeira, temos de manter o nosso comportamento habitual, ou seja, empenhamento total e concentração, atitude defensiva de rigor e respeito pelo adversário, corrigindo algumas questões técnicas.


O lançamento de longa distância é fundamental para o vosso sucesso ofensivo?

O tiro de longa distância é importante para qualquer equipa. Desde logo porque se traduz num benefício de mais um ponto em cada cesto conseguido, por outro lado é uma das formas de se ultrapassar uma defesa zona que condiciona sempre mais os cestos de curta distância. Temos na equipa algumas jogadoras que atiram bem dos três pontos, o que, às vezes, é muito importante para os nossos sucessos, mas não decisivo, pois somos uma equipa que joga como tal e que, no conjunto e para o resultado final depende do contributo de todas e, por isso, da prestação de cada uma, quer marquem mais de longa distância ou o façam mais próximo do cesto, até porque é aqui (debaixo do cesto) que se ganham muitos jogos.
Vão apostar tudo no 2º jogo de modo a poderem fechar a eliminatória a vosso favor?

Como disse já, no Olivais jogamos sempre para ganhar. Naturalmente que faremos o possível para ganhar o jogo de sábado e resolver logo o assunto; se não o conseguirmos, lá estaremos no domingo para eliminar o CAB no segundo jogo. É a nossa vontade e o nosso empenhamento!

in FPB.PT