«Não vamos virar a cara à luta»

Ana Fonseca quer Olivais a discutir títulos

A capitã das conimbricenses não tem dúvidas que a equipa, apesar de ainda estar em construção, dispõe de todas as condições para estar nos pontos mais altos da temporada. O início está a ser prometedor e Ana Fonseca justifica-o com a aposta que o clube fez esta época, dando mais experiência e profundidade ao plantel.


O Olivais surpreendeu na última jornada as atuais campeãs nacionais, num jogo em as olivanenses na segunda metade do jogo alteraram o rumo dos acontecimentos. “Entramos mais concentradas e a apostar no jogo interior. A nossa poste, Lady Comfort, tinha 2 pontos na 1ª parte e acabou o jogo com 18. Além disso, também nos adaptamos melhor ao jogo do Algés, nomeadamente aos pick&roll, não permitindo que elas explorassem o que estavam a explorar na 1ª parte.”

Este início de época prometedor por parte do Olivais está em parte diretamente ligado a uma maior aposta do clube na equipa sénior feminina, mas Ana Fonseca revela um outro aspeto que também teve influência. “Pode dizer-se que o clube decidiu apostar mais. Mas também tivemos a sorte de termos 2 jogadoras que vieram estudar para Coimbra (a Marcy Gonçalves e a Artémis Afonso), que dão maior experiência e profundidade ao plantel. Juntando esse fator à aposta do clube em voltarmos a disputar os pontos altos (indo contratar 2 jogadoras norte-americanas), temos a justificação para o bom início de época que estamos a fazer.”

Adaptada ao papel de base, o que não é novidade na sua carreira, Fonseca diz-se sentir bem nesta função dentro da equipa. “Não é a minha posição natural mas quando estive no Boa Viagem jogava a essa posição, portanto não é nada que seja estranho para mim.”

O clube tem este ano outras armas para poder discutir todos os jogos, e embora esteja numa fase inicial, a capitã de equipa está confiante que poderá discutir todos os troféus em disputa. “Tendo em conta o plantel, acho que temos todas as condições para lutar e estar presentes em todos os pontos altos. Ainda somos uma equipa em construção e que precisa de tempo para ter o entrosamento necessário para garantir esses títulos. Mas não vamos virar a cara à luta e agarraremos todas as oportunidades que nos derem para discutir títulos.”

Depois de algum tempo afastado dos grandes resultados, este renascer do clube coaduna-se com a ambição natural de Ana Fonseca. “O objetivo de qualquer jogadora é poder estar numa equipa para lutar por títulos e eu não sou diferente. A época passada foi uma experiência nova que me permitiu ter outro papel e assumir mais o jogo. Fez-me evoluir de maneira diferente e fiquei bastante contente pelo que alcançamos, tendo em conta a ‘matéria-prima’ que tínhamos. Mas como é óbvio, sabe sempre bem poder voltar a sonhar em discutir títulos.”

in fpb.pt