Seleção de sub-20 feminina começa Europeu na 5ª feira

Pelas 16h da próxima 5ª feira a seleção portuguesa de Basquetebol feminina de sub-20 tem o seu batismo na Divisão A do Europeu da categoria e logo contra a campeoníssima França. Esta equipa ficou em 5ª lugar da Divisão A no ano passado e foi medalha de prata na Divisão A de sub-18.
A equipa portuguesa, onde pontificam a extremo/poste Maria João Andarde (13 anos no Olivais, tendo começado em Mini-8) e a base Jessica Almeida (há 7 anos no Olivais), vai ter pela frente uma tarefa extremamente dofícil. Segundo o treinador Eugénio Rodrigues, "os objectivos são claros e todos passam pela manutenção nesta Divisão A europeia." A tarefa da equipa portuguesa não é nada fácil pois Maria João Andrade e Jessica Almeida são das poucas jogadoras que estavam o ano passado na equipa que ganhou a medalha de prata da Divião B e subiu à Divisão A. Segundo Eugénio Rodrigues, a nossa equipa "tem efectivamente menos experiência do que a anterior e as soluções para o jogo interior são bem diferentes do que tínhamos. Essa diferença obrigou-nos a procurar outras respostas para o nosso jogo, quer no plano ofensivo, quer no defensivo."
A comitiva lusa é chefiada pelo vice-presidente Vítor Duarte, ex-presidente do Sampaense e é ainda composta pelos seguintes elementos:

Eugénio Rodrigues (seleccionador nacional)
José Araújo (treinador-adjunto)
Ricardo Vasconcelos (coordenador das selecções femininas de formação)
Nuno Manaia (secretário)
Sandra Carvalho (fisioterapeuta)

Jogadoras (12)
Filipa Bernardeco (GDEMA Menéres) base
Inês Faustino (AD Vagos) base
Jessica Almeida (Olivais FC) base
Joana Soeiro (GD Gafanha) base
Joana Jesus (AD Vagos) base/extremo
Laura Ferreira (GDESSA) extremo
Daniela Domingues (AD Vagos) extremo
Paula Couto (GDEMA Menéres) extremo
Inês Pinto (AD Vagos) extremo/poste
Maria João Andrade (Olivais FC) extremo/poste
Vitória Pacheco (CAB Madeira) poste
Brigitta Cismasiu (GDEMA Menéres) poste

O juiz internacional Paulo Marques foi nomeado pela FIBA como árbitro acompanhante da equipa portuguesa.