XII Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho

Nos passados dias 23 e 24 de Junho, o Olivais Coimbra organizou o XII Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho, para todos os escalões de Minibasquete. Este é um dos pontos mais altos do nosso clube, que homenageia o Dr Valdemar Pinho, um dos principais impulsionadores do basquetebol olivanense e, muito em especial, do Minibasquetebol do Olivais Coimbra.
Nos dois dias do evento, passaram pelo pavilhão Eng.º Augusto Correia 21 equipas de 10 clubes dos distritos de Coimbra, Aveiro e do nosso país vizinho, Espanha. Assim, para além do clube olivanense estiveram presentes a A.A.C., BC Condeixa, CD Lousanense, Colégio de Calvão, CP Esgueira, ESBM Clube Basket, GICA, SC Beira-Mar e o Club Xuventude Baloncesto de Cambados.


Na manhã de 23 de Junho realizaram-se as competição dos escalões de Sub-10 Misto e Sub-12 Masculinos, enquanto que durante a tarde entraram em campo os escalões de Sub-8 Misto e de Sub-12 Femininos. As equipas para além de participarem na competição de minibasquete entre as equipas participantes, tiveram ainda possibilidade de participar em jogos All Star, em que as equipas eram constituídas por atletas das várias equipas. Esta inovação surge com objectivo de promover um pouco mais o convívio entre as equipas, os seus atltetas e treinadores.
Outras actividades decorreram, ainda, durante o nosso torneio. Um concurso de desenho com o tema "O que é para ti o Minibasquete?", deu a possibilidade de todos so atletas porem à prova a sua imaginação e outros dotes artísticos. Para os escalões de Sub-8, Sub-10 e Sub-12 Femininos houve ainda a competição de lançamentos do "Elimina", com duas fases, uma primeira entre os atletas da equipa e uma segunda entre os dois melhores atletas de cada equipa.

No domingo de manhã, todas equipas participantes, dos diferentes escalões, se juntaram no pavilhão do Olivais, dando seguimento às respectivas competições que tinham começado no dia anterior. Neste dia, também entraram em campo os mais novos atletas do Olivais. A equipa de Babybasket olivanense mostrou aquilo de que é capaz, deixando o público encantado.
A fotografia de Família do nosso torneio pôs fim às actividades de minibasquete, seguindo-se o tradicional jogo "Já Fui Mini". Neste jogo participam todos os atletas olivanenses que estão pela última vez no minibasquete (último ano de Sub-12 Femininos e Masculinos) e os que, na época passada, terminaram a sua caminhada no minibasquete (primeiro ano de Sub-14 Femininos e Masculinos). Este é um momento simbólico, em que os os "mais novos" fazem a despedida do Minibasquete, sendo recebidos pelos "mais velhos", no inicio da sua caminhada nos escalões de formação do basquetebol.


A sessão de encerramento fez o desfecho deste dois dias de actividade, que contou com a presença do Sr Francisco Andrade, da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e do Sr José Manuel, do Comité Distrital de Minibasquete de Coimbra. Começou-se com os merecidos agradecimentos aos directores, atletas, pais  e amigos do clube na concretização do evento. De seguida foram entregues os prémios aos atletas vencedores, dos diversos escalões, da competição de lançamentos do "Elimina" e da actividade do desenho "O que é para ti o minibasquete?". Cada clube participante recebeu um troféu de participação no torneio e, depois, cada atleta de todas as equipas, uma medalha de participação. Feitas as despedidas, a 12ª edição do Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho chegava ao fim. No entanto, houve ainda um último momento de confraternização no almoço "Churrascão" para todos os que fizeram parte deste torneio.

Para o nosso torneio ser possível, foram muitos os que apoiaram, trabalharam e ajudaram, não só na sua preparação, mas também durante toda a sua realização. Foram muitos directores, pais, atletas e treinadores olivanenses que de forma preciosa, tornaram possível mais um grande evento. Um muito obrigada a todos, deram vida ao evento, juntamente com as equipas participantes. Enderaçamos, mais uma vez, o nosso agradecimento aos clubes por terem aceite o nosso desafio e partilhado estes dois dias connosco. Houve também muitos amigos, aos quas também muito agradecemos, que contribuiram para o torneio, fazendo com que pudessemos dar melhores condições aos participantes, são alguns deles: àguas Penacova, AluCentrex Lda, Mesquita & Ramos, Restaurante Garfinho, Café Capri, Vidisco, Padaria/Pastelaria Zizania, Autogaragem de Coimbra, Escola Martim de Freitas e Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra.
O Minibasquete do Olivais Coimbra teve uma época muito viva, com imensas crianças a praticarem a modalidade e terem a possibilidade de participarem em diversas actividades. O Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho marca o fim oficial de uma grande época (havendo no entanto, algumas equipas que ainda participaram em alguns torneios), sendo assim, é tempo de desejar a todos uma boas férias. Em Setembro o Minibasquete olivanense regressa em força, para fazer muito mais e ainda melhor.

Aqui ficam algumas das fotos do evento: