TORNEIO NACIONAL DE MINIBASQUETE na Ilha Terceira

E a todos...UMA SALVA DE PALMAS.....PALMA E MEIA....INVERTIDA....OH YESSSSSSSSSSSS.

Sucesso total num encontro que reuniu 300 jovens entre 10 e 12 anos. Minibasquete é visto como a principal fonte de sustentabilidade do basquetebol.


Começou na passada quarta-feira, terminou domingo e revestiu-se de inteiro sucesso. O Torneio Nacional de Minibasquete ABIT 2011 juntou perto de 300 jovens basquetebolistas, entre os 10 e os 12 anos de idade, vindos de diversas zonas do país. Uma jornada de prática desportiva e de competição, mas também de convívio e troca de experiências, em que os pontos marcados vão muito para além de um simples cesto.


As opiniões recolhidas no passado sábado, num pavilhão da Tomás de Borba a abarrotar de vitalidade, apontam, sem exceção, para a importância decisiva do minibasquete no futuro do basquetebol português. Mais do que os fundamentos do jogo, que estão sempre presentes, está em causa a aprendizagem, a orientação cívica, a camaradagem, a amizade, o sentido de responsabilidade e a disciplina. Sonhar com voos mais altos fica para mais tarde, pois agora é tempo de formação.

No pavilhão sucediam-se os jogos e alguns dos craques de palmo e meio mostravam habilidades de causar admiração. Outros impressionavam pela altura, embora não tivessem mais de 12 primaveras. Houve tempo, também, para muito lazer e o dia de sábado terminou com um desfile na rua da Sé, transmitindo a Angra do Heroísmo um colorido diferente: as cores do minibasquete.


SUCESSO

Luís Bettencourt fez uma avaliação muito positiva do Torneio Nacional de Minibasquete, considerando que os objetivos foram inteiramente cumpridos. "Foi enriquecedor o contacto dos nossos atletas com outras realidades", frisou o presidente da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira.

O líder associativo vincou a importância do minibasquete, deixando um alerta aos clubes para este dado. "Este é o caminho que temos de seguir e o apoio dos clubes é decisivo. Por outro lado, é de lamentar que, mais uma vez, os pais tenham estado fora das atividades dos seus filhos", concluiu.

Para além dos emblemas locais (AngraBasket, Boa Viagem, Lusitânia, TAC, Terceira e "Os Vitorinos"), o certame albergou mais sete clubes açorianos (Associação de Basquetebol de Santa Maria, Clube ANA, "Os Marienses", Angústias Atlético Clube, Fayal Sport, Operário e União Sportiva) e cinco continentais (Basket de Queluz, Olivais de Coimbra, Basket de Cantanhede, Odisseia Basket e AQUA Clube de Portugal).

in Diário Insular