Final de Prata

Esta noite, a Selecção Portuguesa de Sub-20 Femininos defrontou a selecção sueca na disputa do 1º/2º lugar do Campeonato Europeu do escalão, Divisão B.
A nossa selecção já tinha defrontado a equipa sueca na fase de grupos, onde a altura destas teve um peso influente na vantagem de 17 pontos do resultado final. Contudo, no jogo de hoje tudo foi diferente.
As atletas portuguesas entraram bem no jogo e chegaram a estar a vencer por 12-6 no primeiro periodo, terminando este empatado a 14 pontos. O segundo período foi marcado pelo equilibrio, no entanto as suecas sairam em vantagem de 4 pontos (29-25).
Na segunda parte a selecção portuguesa voltou a bater-se bravamente, mas as adversárias começaram a acertar da linha de 3 pontos dificultanto muito a vida à nossa equipa. Desta forma, a Suécia conseguiu ter uma vantagem de 12 pontos, no 3º periodo, que Portugal conseguiu reduzir, terminando o 3º período a 45-38. No último periodo, as portuguesas entraram forte, com um parcial 2-7, e mesmo com as adversárias a continuarem acertar nos triplos, as nossas atletas nunca baixaram os braços e lutaram até ao último segundo.
O resultado terminou favorável à equipa sueca 64-55, mas não deixa de ser um momento de alegria para o Portugal.

Ficha de Jogo
1º Período: 14-14,
2º Período: 15-11,
3º Período: 16-13,
4º Periodo: 19-17

Suécia
Jennifer Kücükkaya (6), Julia Tornberg (3), Ida Aasa, Tanya Massamba (4), Cleopatra Forsman-Goga (8), Salome Kabengano (2), Binta Drammeh (6), Sandra Hasahya (3), Frida Fogdemark (11), Farhiya Abdi (21), Julia Vestin, Haiett Neffat.

Portugal
Daniela Domingues (10), Joana Cruz, Inês Faustino (3), Michelle Brandão (12), Filipa Bernardeco, Carsidália Silva, Maria João Correia (8), Ana Antunes, Maria João Andrade (15), Luiana Livulo (7), Sara Oliveira e Telma Fernandes (0). 

Michelle Brandão no 5 ideal
Foi uma caminhada fantástica de acompanhar, sofrer, mas essencialmente, de vibrar. É com muito orgulho que vemos Portugal a subir ao 2º lugar do pódio e trazer a prata para casa, para além de elevar a Selecção à Divisão principal da competição. PARABENS!

Na cerimónia de encerramento, ainda, a atleta portuguesa olivanense, Michelle Brandão, integrou o cinco ideal do Campeonato Europeu de Sub-20 Fem.-Divisão B. A Michelle erminou o Europeu com as médias de 13.9 pontos, 3.3 ressaltos e 2.6 assistências por jogo. Parabéns!

Relembrar que, para além de Michelle Brandão, as atletas olivanenses, Maria João Andrade e Carsidália Silva integraram o plantel que marcou a história do basquetebol português, sem esquecer o ex-olivanense Treinador José Araujo.

PRATA PORTUGUESA
Queremos, assim, deixar os maiores Parabéns a toda a Equipa pela excelente prestação no Campeonato Europeu de Sub-20 Fem.-Divisão B: as atletas Daniela Domingues, Joana Cruz, Inês Faustino, Michelle Brandao, Filipa Bernardeco, Carsidalia Silva, Maria Correia, Ana Antunes, Maria Andrade, Luiana Livulo, Sara Oliveira e Telma Fernandes, e os treinadores Eugénio Rodrigues, José Miguel Araujo e Ricardo Vasconcelos.

Este feito é um orgulho nacional, conseguido pelo investimento nas jovens praticantes, por aquilo que os clubes lhes proporcionaram e a própria federação, através dos centros de alto rendimento. O Olivais deve, por isso, estar orgulhoso por ter feito parte deste trabalho ao investir nas jovens para o mais alto nível, dando-lhes todas as condições técnicas para tal. É por isso, um exemplo para os restantes clubes e gerações.

Nesta semana apenas um detalhe teria tornado este momento ainda melhor, o facto de se poder acompanhar visualmente os jogos, deixando-nos apenas agarrados ao computador através do Play-By-Play da FIBA. É com algum descontentamento, por isso que não pudemos acompanhar em qualquer via televisiva ou internet este momento tão importante para o Basquetebol Português.

Pormenores à parte, grande caminhada, grande campeonato!  FORÇA PORTUGAL!