Para o ano haverá mais Festa

FMI não pára a Festa: até para o ano!
Portimão 2011 - Festa do Basquetebol Juvenil

A V Edição da Festa do Basquetebol Juvenil "está prestes a terminar - uma festa grandiosa, com muita paixão e entrega", pôde ouvir-se na Cerimónia de Encerramento. Os últimos jogos foram hoje e já são conhecidos os vencedores: AB Aveiro, em cadetes femininos; AB Setúbal, em cadetes masculinos; AB Lisboa, em iniciados femininos e AB Porto, em iniciados masculinos. Parabéns aos que conseguiram o 1º lugar, mas também a todos os outros que participaram nesta notável e complexa organização. A terminar, uma nota para as belíssimas palavras da Drª Isabel Guerreiro, da Câmara Municipal de Portimão que salientou a mudança que houve na Cidade, após cinco anos de aposta neste evento. A actual situação (financeira) do país não permite grandes certezas, mas ficou a despedida "até 2012", porque toda esta gente que faz a festa é já uma "família" e "as famílias não se separam"! Até 2012, Portimão!



Festa do Basquetebol termina em euforia
Os quatro últimos jogos da Festa do Basquetebol preencheram a manhã do último dia da Festa do Basquetebol, a decorrer em Portimão desde quarta-feira. As finais de cada escalão encheram a Arena de Portimão. Os campeões nacionais são em sub-16 masculino a AB Setúbal e no feminino a AB Aveiro; em sub-14, AB Porto venceu nos masculinos e AB Lisboa foi a mais forte no feminino.
Em cadetes masculinos Porto e Setúbal disputavam o primeiro lugar. Num jogo dominado por Setúbal de início a fim, o resultado final acabou por ser de 63-50 para os setubalenses. Apesar de a vantagem ter estado sempre do lado dos atletas da cidade do Sado, os nortenhos estiveram à altura da final, dando muito trabalho aos seus adversários.
A selecção da AB Lisboa ficou em terceiro lugar, após vencer no jogo de atribuição do terceiro lugar ao AB Algarve por 53-37. A equipa com mais fair-play foi a equipa da AB Castelo Branco.
Em cadetes femininos, a selecção de Aveiro levou a melhor sobre a equipa de Lisboa. O jogo, que durante a primeira parte foi completamente dominado por Aveiro, sofreu uma reviravolta na segunda parte, com as lisboetas a conseguirem mesmo chegar à vantagem. No entanto, na parte final do encontro, as aveirenses foram superiores, acabando por vencer por 75-66.
Para atribuição do terceiro lugar, a AB Porto foi mais feliz, vencendo a AB Coimbra por 46-37. A selecção distinguida com o prémio fair-play foi a selecção da AB Açores.
Na final de iniciados masculinos defrontaram-se as selecções da AB Lisboa e da AB Porto. Num jogo com muitos pontos e muito bem disputado, a vitória acabou por sorrir aos do Norte, por 74-69.
Na atribuição dos 3ºs e 4ºs lugares, Setúbal superiorizou-se a Coimbra (62-54) terminando a competição no pódio. O prémio fair-play foi atribuído à selecção dos Açores.
Na final dos sub-14 feminino, entre a AB Porto e AB Lisboa, houve um domínio claro da selecção de Lisboa. As atletas da capital dominaram de início ao fim, vencendo confortavelmente a selecção do Porto por 61-50.
Arredadas da defesa do título, a equipa de Setúbal, ao baterem folgadamente Coimbra por 58-36, conseguiram o 3º lugar na prova. A AB Açores venceu o prémio fair-play.

Miguel Machado e Pedro Nogueira
_________________________________________________________

Classificações Finais

Sub16 Femininos:
1º AB Aveiro
2º AB Lisboa
3º AB Porto
4º AB Coimbra
5º AB Setúbal
6º AB Algarve
7º AB Braga
8º AB Santarém
9º AB Vila Real
10º Açores
11º AB Madeira
12º AB Viana do Castelo
13º AB Alentejo
14º AB Viseu
15º DE Algarve
16º AB Leiria
17º AB Castelo Branco
18º AB Guarda

Sub16 Masculinos:
1º AB Setúbal
2º AB Porto
3º AB Lisboa
4º AB Algarve
5º AB Aveiro
6º AB Coimbra
7º AB Leiria
8º AB Braga
9º AB Madeira
10º AB Santarém
11º AB Viseu
12º AB Viana do Castelo
13º AB Vila Real
14º Açores
15º AB Alentejo
16º AB Guarda
17º AB Bragança
18º AB Castelo Branco

Sub 14 Femininos
1º AB Lisboa
2º AB Porto
3º AB Setúbal
4º AB Aveiro
5º AB Algarve
6º AB Coimbra
7º AB Madeira
8º Açores
9º AB Santarém
10º DE Algarve
11º AB Braga
12º AB Viana do Castelo
13º AB Leiria
14º AB Castelo Branco
15º AB Vila Real
16º AB Alentejo
17º AB Viseu
18º AB Guarda

Sub 14 Masculinos
1º AB Porto
2º AB Lisboa
3º AB Setúbal
4º AB Coimbra
5º AB Aveiro
6º AB Algarve
7º AB Leiria
8º AB Viana do Castelo
9º AB Braga
10º AB Santarém
11º AB Alentejo
12º AB Vila Real
13º Açores
14º AB Castelo Branco
15º AB Madeira
16º DE Algarve
17º AB Viseu
18º AB Guarda

Prémios Fair Play:
Sub 16 Masculinos: Castelo Branco
Sub 16 Femininos: Açores
Sub 14 Masculinos: Açores
Sub 14 Femininos: Açores