Até 2012

Portimão 2011 – Festa do Basquetebol Juvenil
Breve regresso, pensando no futuro

"Terminou no passado Domingo a V edição da Festa do Basquetebol Juvenil. Já pensando em 2012, importa reflectir no que é este evento, no que representa e porque importa assegurar a sua continuidade. O ponto de vista da Federação Portuguesa de Basquetebol quase se poderia resumir nas palavras do seu Vice-presidente Vítor Ferreira, proferidas na cerimónia de encerramento da Festa: “os nossos jovens competiram com paixão e superaram-se numa atmosfera onde imperou o respeito pelas regras, pelas decisões e pelos outros”.
Para que a festa se tenha pautado pelos mesmos valores positivos que a caracterizam desde a sua primeira edição, há todo um conjunto de agradecimentos que importa sublinhar de novo: aos treinadores e dirigentes que enquadraram as comitivas; aos oficiais de jogo pelo seu contributo; às associações de basquetebol (com destaque para a AB Algarve); aos clubes (com destaque para o Portimonense); aos médicos e fisioterapeutas, pelo trabalho diligente; aos patrocinadores que se associaram ao evento; à Câmara de Portimão, cujo valioso contributo voltou a tornar possível esta festa; aos jovens atletas, seus familiares e adeptos que compareceram em grande número e a todos os que contribuíram para esta excelente organização.

Em certo sentido, o desporto é aquilo que fizermos dele: sabemos que a história do desporto está marcada por exemplos indesejáveis, assentes no “vale tudo”, fruto da ambição desmedida pelo resultado. Nalgumas competições, a atmosfera assemelha-se a um campo de batalha, onde a equipa adversária, os árbitros e os adeptos do outro clube são inimigos a abater. Os impropérios e as agressões são coisas banais neste cenário deplorável.


É preciso alterar comportamentos, competindo aos responsáveis desportivos pugnar por uma prática sã que estimule princípios e valores positivos que dignifiquem o ser humano.


Considerando o pano de fundo desta dupla existência do desporto, ora como humanista (onde temos a aspiração da plena formação dos homens), ora como simulação da guerra, numa lógica de “louros para os vencedores e humilhação para os vencidos”, bem vemos o papel activo que devem ter os responsáveis pela actividade desportiva. E é neste enquadramento que sobressai um evento como a Festa do Basquetebol - óptima demonstração daquilo que o desporto deve ser: centenas de jovens estiveram em competição, mas de acordo com o espírito desportivo; procuraram, com paixão, vencer e superar-se, mas com lealdade e respeito pelos outros. Este é o desporto que contribui para a plena formação dos nossos jovens. Este é o desporto do qual não devemos e não podemos desistir.

A Festa em 2012
Pelo que foi dito, é nosso entendimento que a Festa do Basquetebol Juvenil deverá continuar a ser uma realidade nos anos vindouros. Pelo que se disse, mas também por razões económicas: é consensual, entre os teóricos do desenvolvimento económico e social, que a educação e a saúde são pilares fundamentais desse desenvolvimento, sendo incontornável o papel que o desporto tem, quer na saúde (a montante – e promovendo a poupança nos cuidados paliativos), quer na educação, enquanto sistema de socialização e de transmissão de valores.

É certo que o país atravessa dificuldades financeiras sérias e tudo indica que muitas decisões serão condicionadas por essa realidade. Ainda assim, esperamos que haja a sabedoria de salvaguardar aquilo que deve ser salvaguardado. Por nós, até 2012!"

in FPB