Michelle Brandão fala do Play-Off

"«Campeonato está equilibrado»
Michelle Brandão antevê duelo com o Algés

O campeonato da Liga Feminina vai entrar na sua fase decisiva com o inicio do playoff já este fim-de-semana. Oito equipas à procura do título mais desejado, entre as quais está o Olivais de Coimbra que, em teoria, disputará a eliminatória mais equilibrada, que coloca frente a frente quarto (Algés) e quinto classificados da fase regular. A base Michelle Brandão destaca o grande equilíbrio existente entre todas as equipas, e considera ser um privilégio defrontar a Ticha numa eliminatória até chegar à final ambicionada.


O quinto lugar obtido no final da fase regular obriga-vos agora a ter que derrotar as equipas melhores classificadas fora de casa. Nada que faça diminuir o vosso desejo de chegar à final?
Claro que não. Esta é melhor fase da época, todas as equipas querem estar prontas e chegar o mais longe possível, a nossa não é excepção.
Não vou negar, é melhor jogar diante o apoio do nosso público, mas o facto de isso não ser possível não vai diminuir, de modo algum, o desejo de chegar a final.

Este ano o grupo demorou mais tempo a funcionar como uma equipa dentro de campo. Alguma(s) justificação para que isso tivesse acontecido?
As lesões no início da época, sendo coisas que não controlamos, podem ter contribuído para essa demora. No entanto, o grupo trabalhou muito para inverter essa situação, quer aquelas que estavam “de fora”, que tudo fizeram para estar prontas o mais rapidamente possível, quer as que estavam dentro de campo, que trabalharam ao máximo para aumentar a qualidade de treino. Essa fase foi superada, e o importante é que agora a nossa equipa está a trabalhar cada vez melhor nesta etapa decisiva da época.

Os últimos resultados que conseguiram demonstram que o Olivais surge mais forte neste final de temporada. Na sua opinião, estão ao nível das equipas que terminaram no topo da tabela?
Na minha opinião, sim. Este ano o campeonato está muito equilibrado, as alterações que a classificação podia sofrer na última jornada e o equilíbrio na maior parte dos jogos entre as equipas que se encontram no playoff demonstra isso. Por isso, todos os jogos são imprevisíveis, podendo qualquer adversário ganhar a um melhor classificado. A nossa vitória sobre a Quinta dos Lombos é exemplo disso, para além de mostrar que estamos ao nível das melhores equipas da Liga.

Esta eliminatória tem como atractivo o duelo pessoal que terá pela frente na posição de primeiro base. Seria ainda mais inesquecível passar às meias-finais, estando do lado oposto a Ticha, a mais famosa de todas as jogadoras portuguesas?
Passar às meias-finais é sempre marcante independentemente do adversário que temos a frente, porque a possibilidade de chegar à final do campeonato fica mais próxima. Mas, tendo pela frente um adversário que tem jogadoras com a qualidade da Ticha valoriza ainda mais. Jogar contra a Ticha é um privilégio para qualquer jogadora. Ninguém tem dúvidas do que ela representa para o basquetebol português. É uma motivação extra.

Vencer o primeiro jogo em casa será determinante para discutir a passagem na eliminatória?
Acho que não. É verdade que quem ganhar o primeiro jogo colocará mais pressão no adversário e irá para o segundo jogo mais confortável. Mas também não deixa de ser verdade que há muitas equipas que perdem o primeiro jogo e depois conseguem passar o playoff.

São muitos os pontos fortes a parar na equipa do Algés. Destacaria alguns como sendo os fundamentais a ter em atenção?
O Algés tem boas jogadoras quer exteriores quer interiores. Todos os aspectos são importantes, um detalhe pode fazer a diferença. Temos que estar bem defensivamente em todos os aspectos."

in FPB