Luta até ao fim!


Algés segue na Taça
Olivais despede-se da competição


No jogo grande dos oitavos-de-final da Taça de Portugal feminina, o Mcell-Algés passou à ronda seguinte, depois de bater, em casa, o MrGroup/Olivais, por 58-53. Uma vitória difícil das algesinas, num encontro emotivo e com bons momentos de basquetebol.
Tal como se previa o encontro foi equilibrado, entre duas formações que ambicionavam e nunca esconderam o desejo de estar presente na fase seguinte da prova. Com três minutos jogados, o Olivais tinha uma vantagem de 5-1, ficando o primeiro período marcado pela alternância no marcador, atingindo o seu termo com um empate a 18 pontos.


Apesar da baixa pontuação que se verificou, o encontro teve momentos de espectáculo, tendo sido sempre muito agradável de seguir, e em que a equipa da casa quase sempre teve controlado.

As comandadas de Carlos Barroca geriram muito bem os ritmos do jogo, impedindo sempre que a equipa de Coimbra conseguisse jogar rápido, tal como era pretensão do seu treinador, José Araújo.

No derradeiro quarto, e quando tudo parecia correr de feição ao conjunto de Algés, o Olivais conseguiu novamente reentrar na discussão do jogo. A 6:38 do final do jogo, o Algés liderava com 12 pontos de vantagem (50-38) e a 4:42 eram 10, os pontos que separavam as duas equipas (52-42). Mas em menos de um minuto as olivanenses, com um parcial de 6-0 (6 pontos de Kiva) aproxima-se no marcador e relança de novo o jogo, obrigando Carlos Barroca a interromper o jogo com um pedido de desconto de tempo. Só então, o Algés volta a marcar, pondo fim ao mau momento vivido pela equipa.

Com menos de 1 minuto para jogar e com 5 pontos de desvantagem (49-54) o Olivais recorre à falta para parar o cronómetro. O Algés falha 4 lances livres (2 de Joana Araújo e 2 de Matea), o que fez com que o Olivais se aproximasse até aos 54-52, a 14 segundos do final. A estratégia do Olivais manteve-se, mas Sara Filipe e depois Matea marcam 4 lances livres consecutivos colocando um ponto final no jogo.

Ticha Penicheiro não deu o seu contributo à equipa, em virtude de compromissos há muito assumidos nos Estados Unidos, relacionados com a realização do All Star Game que se realiza este fim-de-semana em Los Angeles.

Fica de fora o actual detentor do troféu, que desta forma se vê desde logo impedido de poder continuar a defender, como era seu desejo, o título conquistado na época anterior.

Em termos individuais o maior destaque vai para a MVP do jogo, a norte americana do Algés Angel Robinson (28 pontos, 17 ressaltos, 2 desarmes de lançamento, 1 assistência e 1 roubo de bola) que terminou o encontro com a fantástica valorização de 41.5 pontos.

Nas forasteiras, a também norte-americana Earnesia Williams (22 pontos, 10 ressaltos, 4 roubos de bola e 1 assistência) foi a que mais se destacou.

in fpb.pt