Taça de Portugal Masculina: Olivais eliminado


A equipa sénior masculina Olivais perdeu o jogo dos dezasseis avos de final da Taça de Portugal masculina e perdeu assim a oportunidade de jogar no seu recinto contra uma equipa da Liga Masculina de Basquetebol, a Ovarense, o que seria certamente uma grande festa no velhinho Pavilhão Eng. Augusto Correia.
O adversário só aparentemente era fácil. O Galitos de Aveiro milita na CNB2 mas tem este ano na sua equipa vários jogadores que no ano passado e em anos anteriores estavam na Liga Masculina (no Vagos, Illiabum e Aveiro Basket) e por isso têm uma qualidade e experiência que uma equipa amadora como o Olivais não atinge. Por outro lado o Olivais tem neste momento 5 jogadores lesionados o que, se juntarmos a lesão do base Nuno Rafael a meio do terceiro período deste jogo, tornou a tarefa do Olivais liminarmente impossível.

O Olivais entrou bem no jogo e Luís Carlos esteve implacável ao marcar 10 pontos (2 triplos) e assim o Olivais terminou o primeiro período a ganhar por 3 pontos. O segundo período foi rijamente disputado, com muitas faltas (metade dos pontos do Olivais foram obtidos em conversão de lances livres) com ligeiro ascendente do Galitos que foi para o intervalo a ganhar por um ponto. O terceiro período foi fatal para o Olivais que teve uma baixa taxa de concretização (29% de triplos) e não conseguiu defender adequadamente os adversários que marcaram cestos fáceis debaixo do cesto. O treinador Ivo Rego tentou rectificar o fio de jogo pedindo um desconto de tempo aos 4:44 mas o marcador passou de 44-53 para 49-61 no final do período. No quarto período assistiram-se a vários descontos de tempo e várias mudanças por parte do Olivais que apenas pareceu animar um pouco com a entrada de Henrique Jorge que logo fez um assistência a um triplo de Luís Fernandes. Mas as falhas defensivas deitaram de novo tudo a perder e o jogo terminou sem surpresas com uma derrota por 16 pontos.

No final o treinador olivanense Ivo Rego considerou justa a vitória do Galitos; sabia que ia ser um jogo difícil pois o Galitos tem jogadores de Liga e jogadores da sua formação que é uma referência a nível do basquetebol; é um adversário que se calhar está mesmo acima de alguns adversários da CNB1 com a agravante de o Olivais ter 5 jogadores lesionados e alguns jogadores fora, condicionando muito as suas opções de jogo; Ivo Rego considera que isso se tornou decisivo porque depois não foi possível fazer a rotação que o Olivais normalmente faz. Ivo Rego está agora preocupado com jogo com o Vasco da Gama pois o campeonato é muito equilibrado e esta equipa está empatada connosco; ainda por cima sendo um jogo em casa e como temos mais vitórias fora do que em casa era importante ganhar este jogo. Ivo Rego garante que vai tentar fazer o melhor e recuperar ao máximo os jogadores para o jogo do campeonato no próximo sábado. A lesão de Nuno Rafael preocupa-o e irá certamente condicionar o jogo de sábado, mas espera que não seja tão grave como a do Bruno ou do Zé Paulo (e ainda há o Jorge com uma entorse e o Diogo com uma rotura muscular). Sobre a carreira do Olivais na CNB1 o futuro não será fácil para uma equipa amadora como o Olivais ainda por cima com tantas lesões, mas o mesmo acontece com a maioria das equipas da CNB1. O principal objectivo da equipa é claramente realista, a manutenção na CNB1. Depois tentar-se-á fazer um pouco melhor do que fizemos o ano passado com a ida ao play-off e tentar disputar o play-off o melhor possível.
O MVP da partida foi Luís Carlos Silva que marcou 16 pontos, ganhou 8 ressaltos e fez uma assistência. O melhor jogador do Galitos foi o capitão Alexandre Martins (ex-Illiabum e ex-Vagos) que além de marcar 25 pontos ainda ganhou 7 faltas.

Arbitragem de boa qualidade.

1 de Dezembro de 2010, 16h 30m
Pavilhão Eng. Augusto Correia
Árbitros: Sérgio Adegas, Diogo Morais
Parciais: 17-14, 22-26, 10-21, 13-17.

Olivais Coimbra (62): Nuno Leite(2), Luis Carlos(10), Nuno Rafael(4), Guilherme Quintela(5), luis Fernandes(3), Filipe Machado(5), Pedro Pina(12), João Ferreira, Henrique Jorge(3), Alexandre Nuno(14), José Dória(4).
Treinador: Ivo Rego

Galitos (78): Diogo Lima (2), Alexandre Martins (25), Pedro Pereira, Elio Maia(8), Luís Oliveira(8), Manuel Maia, Diogo Reis, Rui Martins(10), José Silva, J. N. Silva(9), Diogo Maia, João Santos(16).
Treinador: J. Dias