Atletas dos Olivais nas selecções nacionais

"Avançámos recentemente com a estratégia "Olhar o Futuro", cujo principal objectivo era o de dar a conhecer o trabalho que se realiza na formação em Portugal. Porque o fizemos?
Porque acreditamos que o basquetebol de formação é a etapa mais importante para o sucesso desportivo a longo prazo e como tal, deve ser valorizado. (...)

Agora vamos apresentar uma tabela diferente, uma tabela onde estão indicados os diversos clubes que durante as férias natalícias, dispensaram atletas para os estágios das 6 selecções nacionais. No total, foram seleccionados 86 dos mais promissores atletas do nosso basquetebol, muitos dos quais irão representar Portugal nos Europeus do próximo verão e, quem sabe, um dia chegar à selecção sénior. O número de clubes representados nestes estágios é 36, sendo dois espanhóis. Só seis destes clubes tem atletas masculinos e femininos.

Fique então a conhecer quais são os clubes que formam atletas para as selecções nacionais, sinal do bom trabalho desenvolvido em cada um deles. Por outro lado, é também sinal de investimento, principalmente nos escalões mais altos, por parte dos clubes que têm meios e disponibilizam melhores condições de trabalho, participando em provas mais exigentes. Mas o que é positivo nesta análise, é o facto de que 34 clubes portugueses mostram capacidade e condições para formar atletas que irão competir a nível internacional." in Planeta Basket

Ver texto completo aqui.

O Olivais é um dos 6 clubes que tem atletas tanto masculinos como femininos nas selecções. Os outros são Benfica, Sanjoanense, Algés, Académica e Póvoa.