Último jogo europeu do Olivais em 2010

A equipa sénior feminina de basquetebol do Olivais Coimbra já se encontra na Eslováquia para defrontar na quarta-feira a equipa do MBK Ruzomberok a contar para a última jornada do grupo I da EuroCup Women 2011. A equipa portuguesa já não poderá aceder à fase seguinte da competição, mesmo que ganhe este último jogo, mas encontra-se totalmente motivada para disputar este último jogo europeu deste ano, um jogo naturalmente difícil. Como salienta o técnico José Miguel Araújo, "qualquer jogo Europeu é sempre de grande dificuldade para nós e este não vai ser diferente." A diferença de ritmo competitivo de alto nível é flagrante, mas é com estes embates que o desporto nacional poderá progredir e melhorar inclusivamente as suas prestações a nível de selecções nacionais (na equipa do Olivais estão 4 internacionais portuguesas).

O jogo decorre no Pavilhão Municipal da cidade de Ruzomberok, cidade de 30 mil habitantes do norte da Eslováquia, que neste momento está sob temperaturas negativas, com a máxima a 2 graus negativos e a mínma a 6 graus negativos. Mais uma dificuldade para as nossas atletas. A equipa eslovaca encontra-se neste momento a meio da tabela do campeonato do seu país, e a imprensa local entende que a equipa eslovaca tem obrigação de ganhar o jogo, apesar de considerar que as duas americanas do Olivais são jogadoras perigosas. A equipa do Ruzomberok está no segundo lugar do grupo I da EuroCup e já não irá perder essa posição, mas precisa de ganhar para ficar bem posicionada no emparelhamento para os dezasseis avos de final. A equipa eslovaca contém 12 jogadoras eslovacas e uma checa, todas com experiência de selecção nacional ou de competições europeias. A jogadora mais alta e a melhor marcadora da equipa (com uma média de 16,4 pontos) é Klaudia Lukacovicová, com 1m 93; tem apenas 21 anos mas desde 2006 que participa na selecção do seu país e desde 2008 que participa nas competições europeias.
Não será uuma tarefa fácil para a equipa portuguesa mas se a extremo olivanense Ana Fonseca estiver inspirada pode marcar 5 triplos tal como fez em França e aí as coisas podem ser mais equilibradas. Neste momento a base Michelle Brandão é a terceira melhor em assistências da EuroCup (com 5,8 assistências por jogo) e pode contribuir para uma boa prestação portuguesa. De qualquer modo o técnico olivanense José Miguel Araújo não esconde as dificuldades: "Espero um jogo difícil mas isto é o que esperamos sempre ao jogar nesta competição, esta é a razão pela qual tanto gostamos destas noites europeias."

O jogo pode ser seguindo em directo via internet na página da FIBA.