Quinto jogo europeu do Olivais: estrelas da WNBA em Coimbra

José Miguel Araújo persegue a sua primeira vitória nesta competição este ano

A equipa francesa do ESB Villeneuve D'Ascq-Lille Metropole vem jogar a Coimbra na quarta-feira 24 de Novembro e este vai ser certamente mais um momento de basquetebol de alta qualidade.

O técnico José Miguel Araújo sabe que vai ser outro jogo muito difícil para as olivanenses pois "o campeonato francês é um dos mais fortes da Europa". Mas em França o Olivais bateu-se bem e até conseguiu empatar a partida a 31 pontos, muito perto intervalo. É certo que a equipa francesa vem cheia de vontade de mostrar serviço pois tem tido algumas derrotas inesperadas na Liga Feminina francesa que têm desesperado os seus adeptos. Mas também é verdade que a equipa francesa já assegurou a sua passagem aos dezasseis avos de final e a equipa portuguesa ainda está a lutar por ela.



O técnico olivanense reconhece "a enorme diferença de tamanho e peso entre as duas equipas". Com efeito, no jogo em França as postes americanas Carla Thomas (1m 91) e Olayinka Sanni (1m 88) marcaram mais de metade dos pontos da equipa (48 pontos de um total de 85). Além destas o Villeneuve D'Ascq-Lille conta ainda com duas outras "torres", a inglesa Julie Page (1m 88) e a francesa Elodie Bertal (1m 90). Esta equipa francesa conta aliás com 5 estrangeiras, onde ainda se inclui a internacional belga Marjorie Carpréaux.




No jogo em França a olivanense Ana Fonseca foi a melhor marcadora portuguesa com os seus 18 pontos e 5 ressaltos. Michelle Brandão esteve também a um muito bom nível ao marcar 10 pontos e fazer 4 assistências. Aliás a jovem limiana está neste momento no quinto lugar de todas as bases da EUROCUP WOMEN 2011 ao ter uma média de assistências de 5,3.

Perspectiva-se um excelente jogo com as duas estrelas da WNBA Carla Thomas (foi a décima escolhida no 'draft' de 2007, tendo jogado nas Washington Mystics) e Olayinka Sanni (escolhida no 'draft' de 2008 e que tem jogado nas Tulsa Shock, a mesma equipa que também escolheu a ex-olivanense Ambrosia Anderson, actual campeã em Israel).



Na antevisão do jogo de quarta-feira, o Olivais consegue apesar de tudo a melhor em dois indicadores: melhor percentagem de lançamentos triplos (26% contra 21%) e melhor média de desarmes de lançamento (1,3 contra 0,8 graças sobretudo à prestação da jovem Sofia Carolina Silva). Mas o Olivais está muito longe do Villeneuve D'Ascq-Lille em lances livres convertidos (59 contra 76%) e ressaltos (27 contra 43). De qualquer modo, cada jogo é um jogo.

O técnico bicampeão nacional pelo Olivais José Miguel Araújo considera que é "mais uma oportunidade para se ver basquetebol de alto nível em Coimbra" e apela: "Todos nós gostaríamos de ver o excelente pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia com muito publico" pois considera que, e na alta competição todos os detalhes contam, "será muito importante para a equipa sentir um forte apoio e deixo o convite a todos para que compareçam."