EUROCUP, jogo 2: "De nós podem esperar que vamos deixar tudo em campo"

A equipa sénior feminina do Olivais prepara-se para enfrentar, em mais uma jornada europeia, uma das equipas mais fortes da Taça Europeia de Clubes de basquetebol feminino, a equipa francesa do Lille Villeneuve d'Ascq. Este jogo deverá ser um dos mais difíceis da fase de grupos do
grupo I da EuroCup Women 2011.

O técnico José Miguel Araújo reconhece que "Vai ser um jogo muito difícil para nós. Teoricamente vamos jogar com a equipa mais forte do grupo. O campeonato francês é um dos mais fortes da Europa e para além da qualidade do basquetebol praticado por estas equipas vamos ter pela frente uma dificuldade extra, a enorme diferença de tamanho e peso entre as duas equipas." A capitã do Olivais Coimbra também concorda que vai ser um jogo difícil: "Sabemos que o adversário é mais forte e vamos jogar no campo delas, mas não é por isso que nos damos como vencidas."

Com efeito, a equipa do Lille Villeneuve d'Ascq ainda só perdeu este ano no campeonato francês com a equipa Nantes-Rezé (que curiosamente faz parte do grupo do Vagos) e tem um impressionante grupo de postes: a americana Carla Thomas, a sua jogadora mais alta (1m 91), a também americana Olayinka Sanni (1m 88), a inglesa Julie Page (1m 88) e a francesa Elodie Bertal (1m 90). No jogo anterior da EuroCup Carla Thomas marcou 26 pontos e Olayinka Sanni marcou 25.

Mas Ana Fonseca não desarma: "A equipa está motivada e temos trabalhado muito bem. Sabemos que vai ser um jogo muito complicado devido ao valor da equipa do Lille mas como já referi antes, os jogos das competições europeias são diferentes dos outros e é por estes jogos que todas ansiamos."

Claro que há dois anos o Olivais Coimbra cometeu a proeza de forçar a equipa francesa do Tarbes a prolongamento em sua própria casa, perante mais de mil espectadores.
Nesse célebre jogo, o Olivais ganhava por 74-75 a 1:15 do final depois de um triplo de Ambrosia Anderson; o Tarbes consegue meter 4 pontos e depois de um desconto de tempo da equipa francesa a 16s do final, Sónia Guilherme consegue marcar o triplo que empata a partida a 78 pontos. Prolongamento com a equipa que seria vice-campeã em França nesse ano!

Mas José Araújo reconhece que será difícil repetir esse feito: "Gostaria muito que fosse possível uma proeza igual mas, quando jogamos com o Tarbes estávamos na segunda volta da competição e a equipa estava já habituada a jogar contra este tipo de jogadoras. Este ano temos uma equipa menos experiente e há que ter paciência e trabalhar para melhorar."

Efectivamente a jovem equipa do Olivais tem ainda muito a aprender. A jovem Susana Cardoso veio este ano da Ovarense, a ex-júnior do Olivais Ana Calheiros e a ainda júnior Andreia Diniz começaram a jogar este ano na equipa sénior feminina. Ainda não se sabe se Michèlle Brandão, que está recuperar muito satisfatoriamente de uma lesão, irá jogar para acompanhar Jessica Almeida, a outra base da equipa. Mas isto constitui uma motivação extra para José Miguel Araújo: "Para as nossas jovens jogadoras é realmente decisivo jogar nesta competição. Tudo vamos fazer para conseguir realizar um bom jogo em França e tentar discutir o jogo. Como é óbvio estamos todos muito motivados pela oportunidade de estar nestes momentos. "

Ana Fonseca concorda: "Acho que estes jogos são diferentes de todos os outros e como tal tudo é possível. Podemos estar num dia excelente e elas num dia mau e aí tudo pode acontecer. Que vai se difícil repetir a proeza e ir a prolongamento, isso vai, mas nada é impossível."

Claro que a este alto nível europeu todos os jogos serão muito difíceis. Mas é assim que nós aprendemos, jogando com os mais fortes e isso é benéfico para as jogadoras do Olivais mas também para as selecções nacionais pois os contactos internacionais das jogadoras portuguesas são escassos e a equipa sénior feminina do Olivais inclui 4 atletas de selecções nacionais.

A equipa francesa do Lille Villeneuve d'Ascq, treinada por Abdou N’Diaye, participa pelo oitavo ano consecutivo nas competições europeias, tendo participado nos três anos anteriores na Euroliga feminina (o equivalente à Liga dos Campeões) tendo sido despromovida no ano passado. É assim uma equipa enormemente experiente a nível internacional que este ano se reforçou com a internacional belga Marjorie Carpréaux.


Segundo a página da internet do clube francês, este vai querer ganhar ao Olivais Coimbra para se redimir da primeira derrota no campeonato francês no passado fim de semana. O clube francês acha que a equipa portuguesa está ao seu alcance até porque a equipa francesa ganhou o seu primeiro jogo na EuroCup fora de portas e a equipa portuguesa foi largamente batida em casa. A equipa francesa pretende "apagar a decepção da derrota caseira batendo a equipa portuguesa, e recomeçar a senda das vitórias externas e internas."


Contudo, o técnico olivanense não pretende facilitar a tarefa das francesas: "Temos sempre o mesmo objectivo, ser competitivos." A capitã portuguesa. Ana Fonseca, também não parte derrotada: "Somos uma equipa ganhadora e nunca entramos como perdedoras, independentemente do valor do adversário. Já se verificou em diversas vezes que, frente a adversários teoricamente superiores e mais fortes, cerramos os dentes, juntamo-nos e fomos capazes de vencer. Este jogo não é excepção."

E a capitã conclui: "De nós podem esperar que vamos deixar tudo em campo."

O jogo será transmitidos em directo pela internet pelo sistema de informações da FIBA Europa. Clique aqui.