Triplos do CAB desconcentram Olivais




O CAB Madeira comnseguiu uma preciosa vitória em Coimbra por 63-54 isolando-se assim no comando da classificação do Campeonato da Liga Feminina, graças a 7 triplos marcados, contra apenas 2 do Olivais.

O princípio do jogo foi algo incaracterístico com muitos falhanços até que a olivanense Earnesia Williams quebrou o enguiço e marcou um triplo. Seguiu-se uma reacção do CAB Madeira que, pressionando muito as jogadoras do Olivais conseguiu alguma vantagem e obteve um parcial de 12-0. José Miguel Araújo pediu um desconto de tempo e as suas jogadoras conseguiram o discernimento suficiente para fugir à pressão do CAB e ganhar algum ascendente com um parcial de 7-0. Até ao final do primeiro período as jogadas sucerderam-se tendo o período terminado com uma vantagem de 5 pontos para o CAB com 14-19.

No segundo período entraram Nadia Tavares e Carsidália Silva e jogava-se com muita circulação de bola mas com uma melhor defesa. 2 lançamentos de longa distância deram 5-0 ao CAB mas logo José Araújo pediu um desconto de tempo.
Uma defesa homem a homem muito agressiva por parte do CAB deu-lhe um novo ascendente mas uma boa combinação das meninas do Olivais com Carsidália a assistir Kiva levou a uma redução do prejuízo para 16-24.
De novo com o 5 inicial do Olivais em campo, o jogo ganha vivacidade e o segundo período termina com 23-34 também por via de alguns cestos fáceis falhados pelo Olivais. Ao intervalo as duas americanas do CAB tinham já 23 pontos marcados enquanto que da banda do Olivais a melhor marcadora era Earnesia Williams com 9 pontos.

O terceiro período viu de novo entrar o cinco inicial do Olivais, mas rapidamente José Araújo fez rodar as jogadoras, certamente a pensar no jogo europeu da próxima quarta-feira. O jogo disputou-se num ritmo muito vivo com o CAB Madeira a conseguir aumentar a vantagem graças a uma série de triplos que frustraram as tentativas de recuperação do Olivais. Assim o terceiro perído terminou com 41-55 a favor do CAB. De notar que no final do 3. período entrou Maria João Andrade depois de uma grave lesão, cujo regresso aos jogos se saúda.
O quarto período continuou com muita vivacidade, notando-se muitas falhas na finalização, mas o CAB tentou controlar o jogo oq ue conseguiu apesar de só ter marcado 8 pontos neste período.

No final o treinador do Olivais, José Miguel Araújo, disse que "hoje o CAB foi melhor do que nós, nada a dizer. No início do jogo falhámos coisas muito simples no ataque e depois a equipa não se conseguiu acalmar. Também cometemos muitos erros defensivos, durante a época há maus dias e hoje foi um deles".

O treinador do CAB, Juca, estava satisfeitíssimo e considerou que "esta vitória assenta bem no que fizemos em termos defensivos, e isso foi o que treinámos." Como se trata de um início de época, Juca confessou que "não conhecia as estrangeiras" mas "partimos do princípio que eram boas lançadoras. Conseguimos desorganizar o ataque do Olivais e insistimos nas situações de 2x1 na bola para impedir o jogo do Olivais. Em termos ofensivos estivemos muito bem nos três primeiros períodos e no quarto tentámos controlar o jogo o que é sempre um risco mas foi a opção que tomámos."

A MVP do encontro, melhor marcadora (21) e melhor ressaltadora (11) foi a olivanense Earnesia Williams. A dupla de arbitragem esteve bem.

Pavilhão Eng. Augusto Correia
23 de Outubro de 2010, 17h 30m
Arbitros: Diogo Morais, Hugo Silva
Oficiais de mesa: Joaquim Costa, Lara Violante, Liliana Silva
Espectadores: 100

Parciais: 14-19, 9-15, 18-21, 13-8

Olivais Coimbra: Carsidália Silva, Kiva Herman (9), Earnesia Willimas (21), Nadia Tavares (4), Jessica Almeida (8), Ana Fonseca, Susana Cardoso (2), Sofia Carolina Silva (10), Maria João Andrade.
Suplentes não utilizadas: Andreia Diniz.
Treinador: José Miguel Araújo. Adjunto: João Pedro Gonçalves

CAB Madeira: Catarina Caldeira, Carolina Escórcio, Marta Bravo (8), Maria Correia (9), Jessica Starling (20), Carla Freitas (10), Vitória Pacheco (2), Utahya Drey (14).
Suplentes não utilizadas: Marcy Gonçalves, Carla Relva.
Treinador: João Paulo Silva (Juca). Adjunto: Carlos Sousa.