RovTeam/Olivais: o 1º jogo

No domingo dia 22 de Novembro de 2009, pelas 11h 30m, vai realizar-se no Pavilhão Multidesportos de Coimbra o primeiro encontro oficial da nova equipa RovTeam/Olivais na sua "casa" de Coimbra, a contar para o Campeonato Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Esta equipa foi formada recetemente por iniciativa de um grupo deex-doentes do Hospital Rovisco Pais na Tocha e é treinada por Pedro Paiva. É a única equipa de cadeira de rodas do distrito de Coimbra e joga no Pavilhão Multidesportos de Coimbra com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

A equipa tem 10 jogadores, foi formada há cerca de um ano com pessoas com pouca ou nenhuma experiência de basquetebol. Já realizou 4 jogos para o campeonato nacional, tendo ganho dois e perdido dois.

O capitão, Nelson Oliveira está esperançado no aparecimento de adeptos nos jogos em Coimbra: "o que esperamos era que tivéssemos adeptos a assistir ao jogo, e penso que isso vai acontecer até porque somos a única equipa da zona centro e a primeira, e penso que vai haver." As
suas expectativas para a equipa são realistas: "Como é a primeira vez que estamos a participar, eu diria que se calhar vamos conseguir fazer alguma surpresa e é esse o objectivo, dado que só temos um ano de trabalho e nenhum dos atletas tinha sido anteriormente atleta federado
em basquete."
O treinador Pedro Paiva tem uma ideia precisa de até onde a equipa pode ir: "Os objectivos deste ano é tentarmos ir aos playoffs finais. Acho que temos equipa para conseguirmos esses objectivos." Ficar entre os oito primeiros parece pois exequível apesar de ser "o primeiro ano
que estamos a jogar contra equipas que já jogam há 10/11 anos, com muita experiência." E essas equipas até contam com jogadores na selecção nacional que tão boa conta de si tem dado em competições internacionais. A Selecção Nacional recebeu o prémio Prestígio Nacional na Gala do Olivais 2008.
A Dra Arminda Lopes, presidente da Associação Rovteam que foi consituída para suportar as actividades da equipa (que treina no Hospital Roviso Pais na Tocha) lamenta-se do pouco apoio já obtido pela equipa: "Os apoios que nós temos não dão rigorosamente para nada contando que uma cadeira de basquetebol custa 3.500 euros. Só conseguimos comprar uma com o apoio de um particular. Faltam-nos neste momento 9 cadeiras de basquetebol. Eles estão mal sentados porque as cadeiras têm de ser feitas por medida, para cada um deles."

O treinador Pedro Paiva entende que "As regras são muito semelhantes, a grande diferença é que temos que considerar o atleta e a cadeira como um só jogador e implica que haja um bom manuseamento da cadeira." A Dra Arminda Lopes acha mesmo que se as pessoas "forem ver o basquete em cadeira de rodas vão ver que é uma coisa muito gira, é um desporto diferente mas igual ao basquete, que para mim também é um jogo muito interessante. As pessoas vão ficar muito entusiasmadas e vão gostar de ver."

Esperamos que muitos adeptos do Basquetebol acorram ao Pavilhão Multidesportos no próximo dia 22 de Novembro pelas 11h 30m da manhã para apoiar esta nova equipa do distrito de Coimbra.

Ana Isabel Rosendo
(Directora de Informação e Comunicação do Olivais F.C.)