Curiosidade Histórica II

O leitor deste blogue, Cristiano Reis (antigo jogador?) escreveu, em comentário a um texto histórico anterior, que:

"Nao é por nada, mas parece-me que a primeira vez que se jogou basket em portugal foi nos açores..."

Confesso que não sei se será assim; os textos que consultei ou são omissos ou pouco explícitos. Transcrevo agora parte de um outro texto sobre esta questão, mas agradeço indicações dos leitores para esclarecer, tanto quanto for possível, esta dúvida.


Texto transcrito, com a devida vénia, do blogue "desportocoimbra"

"Origem e evolução do Basquetebol em Coimbra...

O basquetebol surgiu, pela primeira vez, em Coimbra, no ano de 1918. A iniciativa pertenceu à Associação Cristã de Estudantes (actual Associação Cristã da Mocidade) que, a 20 de Junho desse ano, inaugurou a sua sede na Rua Alexandre Herculano. Fundada pelo sr. Myron Clarck, o objectivo da Associação consistia «em proporcionar aos moços académicos meios de se divertirem, de repousarem das canceiras escolares e de conviverem com proveito intelectual e físico». Ao longo de um ano de existência, a Associação lançou um conjunto de modalidades, entre as quais o basquetebol que revolucionou o desporto na cidade, pois os “acemistas” tinham um ginásio dentro do seu edifício (ginásio que foi transformado numa sala de ginástica de espelhos).
(...)

A 18 de Agosto de 1920, chegou a Coimbra, o sr. Artur K. Powlison que foi o primeiro secretário da secção de educação física, tendo sido então que o Basquetebol começou a ser ensinado e praticado pelos «rapazes das escolas da nossa associação em Coimbra».

Em Dezembro de 1921, pelo esforço de W. H. Salling e Orton S. Clarck, directores da Associação Cristã de Estudantes, foi intensificada a prática do Basquetebol, através da organização de equipas e jogos inter–sócios, com arbitragens destes dois secretários.

Em Julho de 1922, «Orton S. Clark traduziu e adoptou para a língua portuguesa, as regras oficiais do Basquetebol e de outros jogos atléticos americanos, «que foram publicadas num belo volume”, indispensável a todo o desportista e editado pela A.C.E. de Coimbra». Este foi vendido pelas Associações Cristãs de Lisboa, Porto e Gaia. A partir de 1923, estas associações começaram a organizar entre elas os primeiros campeonatos da modalidade, cabendo à de Coimbra organizar o segundo, a 4 e 5 de Abril de 1924. A Associação Cristã de Estudantes além de dinamizar o basquetebol a nível interno, também começou por divulgar a modalidade aos outros clubes da cidade, conseguindo a realização de jogos de propaganda do novo desporto.

O primeiro registo noticioso dos jogos amigáveis remonta a 22 de Junho de 1924, no Stand de Celas entre o Sociedade Tiro e Sport e a Associação Cristã de Estudantes, tendo esta ganho por 33–18,. Entretanto, a Associação efectuou mais desafios de propaganda com os clubes da cidade que iam abrindo as suas secções de basquetebol, como foram os casos do Sport Clube Conimbricense, do União de Coimbra, da Académica, do Sporting Nacional, do Clube Futebol “Os Conimbricenses” e do Santa Clara Futebol Clube.

(...)A 22 de Abril de 1928, a Associação iniciou o seu primeiro campeonato local, no ginásio da A.C.E., tendo-se defrontado o Sport Clube Conimbricense – Associação Académica Coimbra e Santa Clara Futebol Clube – Associação Cristã Estudantes. Esta viria a ser a conquistar o primeiro título de Coimbra.(...)

O Grupo Recreativo de Cruz de Cristo, um clube de Coselhas, inaugurou o seu campo a 22 de Julho de 1934, aquando do seu primeiro aniversário, tendo convidado para uma partida, os “cinco” de honra do Clube Recreativo de Celas.

Dois anos mais tarde, a 30 de Novembro, também o Olivais Futebol Clube apresentava as suas instalações de basquetebol, tendo participado na inauguração o clube da casa, a Académica, Os Conimbricenses, o Sport, o Cruz Cristo, o Vitória, o Sporting Nacional e o Cinco Académico. Estas equipas, exceptuando a última, também marcaram presença a 28 de Novembro de 1937, na inauguração do campo de basquete do Sporting Nacional, localizado na Ladeira do Seminário."