Basquetebolisticamente Falando II


Desta vez, remeto para um assunto, um pouco diferente, mas não tão menos importante, que por vezes há quem deixe cair no esquecimento...
Do blog dos nossos colegas do BCC , retirei uma reflexão muito interessante do treinador João André Costa:

O todo maior do que a soma das partes

Mais do que a expressão das individualidades, os resultados a obter, no futuro, pela nossa modalidade vão depender do facto decisivo de o seu todo ter de ser maior do que a soma das partes. Cada um dos seus membros não pode nem deve fazer nada que sobreponha os seus interesses individuais aos do colectivo. Também não deve prejudicá-los porque, por sua vez, pode ser nocivo para o todo.
Cada agente da modalidade deve assumir as suas responsabilidades, não só a nível individual como, muito em especial, ao nível do todo. O clima de trabalho ideal é aquele em que cada um dos agentes da modalidade assuma as responsabilidades próprias e não se esqueça de ajudar os outros. Especialmente os mais competentes e as individualidades, pois o basquetebol português, no seu todo, será tanto melhor quanto consigam contribuir para que todos os outros sejam melhores, por via das ajudas que lhes derem sempre que tal seja necessário.