Ainda a I Gala do Desporto


Transcrevemos, com a devida vénia, alguns extractos da reportagem do jornal "Campeão das Províncias" sobre a recente Gala do Desporto:

'' I Gala do Desporto de Coimbra: Noite de merecidas homenagens
Escrito por Geraldo Barros
20-Dez-2007

A I Gala do Desporto de Coimbra, que decorreu na última segunda-feira no Pavilhão Multidesportos, provou de forma clara que o concelho tem motivos de sobra para estar orgulhoso dos seus atletas, dirigentes, colectividades e todos aqueles que, de alguma forma, apoiam e incentivam a prática desportiva.

O evento promovido pelo Município de Coimbra através da Divisão de Desporto, Juventude e Lazer, prestou homenagem em 22 categorias, entregando 31 prémios a um vasto número de figuras e entidades que se afirmaram na vida desportiva do município de Coimbra, quer pelo trabalho e apoio ao desporto quer pelos resultados alcançados ao longo das épocas 2005/2006 e 2006/2007.

Sublinhando que “o desporto é um mundo onde há muitos exemplos a salientar”, Carlos Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, resumiu em poucas palavras o objectivo da I Gala do Desporto promovida pela autarquia, designadamente, “distinguir pessoas e entidades, desde dirigentes a atletas e patrocinadores, pessoas que se dedicam à causa desportiva”. O edil afirmou ainda a intenção de que o evento venha a repetir-se com carácter anual, homenageando “todos aqueles que contribuem para elevar o nome do concelho”. Já Luís Providência, vereador responsável pelo pelouro do Desporto, considera que enquanto forma de distinção e reconhecimento, o evento contribui também para “estimular os jovens atletas e incentivá-los na busca da excelência nas modalidades que praticam”.

A noite de gala foi iniciada com um jantar onde marcaram presença centenas de individualidades, prosseguindo o evento com a entrega dos galardões ao longo de um espectáculo apresentado pelo jornalista Pedro Carvalhas e pela cantora conimbricense Inês Santos. Para além de José Cid e os Sons do Centro, as demonstrações de judo, capoeira, dança do ventre, ginástica e dança jazz contribuíram para animar uma noite onde foi também prestada uma homenagem a todos os atletas de Coimbra que integram as selecções nacionais ou que participaram nos campeonatos europeus e mundiais das diversas modalidades.

Naquela que foi a primeira Gala do Desporto de Coimbra, o júri composto pelo presidente do Município de Coimbra, pelo vereador do Desporto, pelos representantes do Conselho Municipal Desportivo (Rui Costa e Horácio Poiares) e da comunicação social da cidade, designadamente, Campeão das Províncias, Diário de Coimbra, As Beiras e Rádio Clube Português, decidiu, em cada uma das categorias, atribuir os seguintes prémios:

Patrocinador: Matobra;

Entidade: Associação Académica de Coimbra;

Carreira: Rui Cordeiro e Pedro Gonçalves;

Dedicação: Artur Cordeiro e Aires Leitão;

Prestígio: Adriano Baganha e Carlos Portugal;

Treinador: Rui Carvoeira;

Dirigente: Luís Maricato e Mário Fernandes;

Modalidade: Ginástica;

Atleta Revelação: Hedson Trindade e Nádia Laeza;

Atleta Formação: Pedro Quintal e Denise Pieters;

Equipa: Equipa feminina da Agrária (râguebi);

Atleta Desporto Adaptado: António Marques (APPC);

Equipa Desporto Adaptado: Equipa de boccia da APPC;

Federação: Federação Portuguesa de Judo;

Associação Distrital: Associação de Futebol de Coimbra;

Clube: Olivais FC;

Prémio Compromisso com o Desporto Social: Associação Integrar (Catarina Gralheiro);

Prémio Ensino e Formação: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade de Coimbra;

Memória: Clube Náutico Académico (João Rodrigues), 25 da morte de Rui Abreu e Luís Garrido;

Prémio Árbitro: António Cardoso (futsal);

Prémio Especial do Júri: João Neto e Beatriz Gomes;

Prémio Dr. Fausto Correia: Filipe Albuquerque.''